segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

As lutas de classes

O que Marx mostra na historia é de que ela só ocorre devido a um grande acontecimento, ou melhor dizendo, a uma luta de classes, o grito dos oprimidos contra a soberania do explorador.
No sistema capitalista não é diferente e como a própria historia se tornando um movimento abrupto, inconstante dependente do calor do momento histórico que é o estopim da dominação, assim o capitalismo antes de tudo teve que gritar ao seu opressor feudal, pois na época do sistema feudalista era a primazia e o capitalismo apenas gatos pingados de burgos que queriam a liberdade de produzir e por conseqüência consumir.
O feudalismo de certa forma mascarava a exploração dos senhores e servos, com o objetivo de proteger o vassalo e que toda moral da idade media transparece entre servir o senhor e que os sofrimentos serão recompensados em um futuro vindouro. E com isso o crescimento era abortivo neste sistema e que o ar rural asfixiava o pequenos burgos que queriam uma mudança capaz de fazer com que houvesse caminhos para que todos tivessem o direito de auferir lucro, desde que se tenha concorrência, que mostre a todos quem será mais cedo ou mais tarde o opressor e o oprimido, e assim o nascente capitalismo mostra sem nenhum receio de que a exploração é posta sem mascaras e que só conseguiram explorar aquele que saiba multiplicar os meios e que se faca com que a massa aceite o que ele impõem.
O capitalismo derrubará o então asfixiado sistema feudal que não resistira a ideologia burguesa de desenvolvimento, onde a concorrência é selvagem e que a realidade distingue o burguês do proletariado. A mudança das cidades, o êxodo dos camponeses para o progresso urbano, as grandes navegações, novos consumidores, a interdependência dos paises, o consumismo sem precedentes, são sintomas do recém senhor: o capitalismo.
Postos em pratos limpos que a luta entre os pequenos burgueses e os senhores feudais, os burgos venceram agora a dominação é outra, o que antes não tinha voz, agora é senhor, o opressor, o que dita as regras e no lado oposto o proletariado que presta serviços aos detentores dos meios de produção e o que irá fazer com que aja a diferença é a desigualdade de distribuição do valor, do capital, auferido na produção por mãos distintas pois o detentor dos meios de produção irá claramente explorar a mão de obra e sendo que o proletariado aceita, pelo fato de que o contingente de sua classe é massificante, assim a mais valia é imposto e que a lei do mercado, da oferta e procura resume o jogo capitalista.
No entanto como no decorrer da historia, as lutas de classes não cessam, o proletariado luta cotidianamente pelos seus direitos, o oprimido buscando maior flexibilidade e que há dois caminhos: continua imposição dos burgueses ou igualdade entre as classes. Isso pode até soar como utopia, mas não é, pois a historia não é constante e que ela muda no decorrer das lutas entre classes étnicas, sexual, econômica, cultural e política, porem só é possível a mudança com audácia, conhecimento e persistência, porque revoluções são sintomas patológicos que nos mostra uma tentativa brusca de forjar o que só pode moldar com as circunstancias e que assim é que se faz historia.
Marx nos mostra que a necessidade faz com que o pensamento surja para solucionar o problema, ou seja, primeiro a realidade, depois o pensar, e que a sociedade é caracterizada por uma determinada organização das relações de produção. A partir deste dado momento em que a relação se estabelece, há disputas de interesses materiais e assim se constrói a historia nesse constante conflito.
Os valores se adequam a necessidade material e que as ideologias são postas contrastando muitas vezes com a realidade que o dilapida, como exemplo o socialismo utópico do real, que se diferenciou no dia-a-dia na Rússia (URSS) com o pano de fundo socialista onde o proletariado estava no poder, no entanto uma realidade antagônica, de contradição, onde o líder oprimia em nome da manutenção do poder e da garantia social. Acabou com as igrejas, mas os lideres soviéticos se fizeram deuses, acabou com liderança monárquica porem o cheiro continuou o mesmo, só mudando o uniforme e o proletariado? Este se instrui a até o comando de Lênin o socialismo era possível, depois de sua morte Stalin a fez do seu modo.
Isso é um exemplo de uma idéia que não foi levada fielmente e que a realidade fez das idéias sociais um forjamento abrupto, porem Marx ele sabia que uma mudança se exige tempo, sabendo dissecar o capitalismo, mostrando com ele funcionava (e funciona) e nos dando rotas para que (de acordo com a historia que é a luta de classes) a mudança fosse para melhor, mas não soubemos utilizar as idéias marxista da maneira certa e que nos cabe aliar o bom do capitalismo com o ideário marxista.

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