quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Refletindo a Ideologia alemã de Marx. (Breve reflexão)


Tudo que encontramos ao redor não é algo eterno e sim produto da produção e do estado social, e que as idéias mudam se a materialidade envolto a cada momento histórico mude, como por exemplo a América de hoje com a de 500 anos atrás onde as cidades mudaram, a predominância econômica, os escravos...(devido ao dado momento histórico).
Os problemas filosóficos acabam se reduzindo os fatos empíricos, onde o caminho se faz na terra, no agora, como ponto de partida e não começando no céu, no imaginário. Sendo agricultura, comercio e a indústria o dínamo para que as ciências caminhem, pois as finalidades dos pressupostos científicos caminham para os meios de produção e consumo, e o mundo que vemos é a criação material do homem que modifica a natureza a todo instante e isto é o que distingue o homem dos demais seres naturais, dessa ousadia, desse inconformismo que aos poucos o homem transforma e aglomera, e quando dois querem a mesma coisa, o conflito se instala, tanto macro como micro mudanças, modificando todo ao redor, reambientando, colocando nome aos bois, e caracterizando qual é a regra do jogo social imposto pelo novo fenômeno social.
Sendo a consciência a aposteori , o clímax só é possível com as palavras que servem de ponte para inferência, e que só subsiste enquanto o ser é social.
E a divisão do trabalho começa na origem da propriedade tribal, com a divisão de sexo, depois pelas peripécias físicas (resistência, forca) e neste momento a consciência trabalha para necessidade básica da tribo. Em um devido tempo a consciência aguça de modo preponderante fluindo para alem do que se vê (surge a filosofia, teologia e moral) e também a distinção entre opressor e oprimido (que surge dentro do contexto ideológico) e a mudança na vida produtiva ocorre, e a desigualdade é visível.
Um detêm a propriedade, outro acata as ordens de um jogo novo ate então, e como diz Rousseau que o inicio da sociedade e o fundador foi aquele que cercou determinado território e disse “isso é meu!”e com toda certeza pessoas humildes foram enganadas por palavras fantasiosas que ludibriou suas mentes e fez da desigualdade imperador.
No entanto em um determinado momento, o oprimido “acorda” e exige seus direitos, assim a luta de classes dando formas a historicidade de um dado momento.
No comunismo a produção é controlada, as classes são iguais (e portanto não existe classes) e que se confundem os diferentes num jogo harmonioso, reduzindo a lei da oferta e procura a nulidade, e que o capitalismo é a individualização atuando sobre outras individualidades (como banquetes de hipócritas) e a mudança ocorre quando a massa faca com que aja luta de classes (inegavelmente), assim abalando o sistema desigual e favorecendo um equilíbrio de classes, que só é possível no comunismo, porem só sendo realizável se todos conhecerem a realidade do materialismo histórico, não deixando se levar por falsas representações da consciência alheia.
Assim a mudança pratica só é possível uma revolução com base na realidade, que destrói ideologias fundadas no consciente, fazendo com que a transformação seja concreta e que há lugar, desde que aja movimento de transformação no agir.

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